Economia

IGP-M sobe 2,94% em março; em 12 meses, alta é de 31,1%, diz FGV

Publicado em: Terça-feira, 30 de Março de 2021, 09:30h - Por: Redação
Compartilhar
Google Imagens

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 2,94% em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (30). Com o resultado, o índice acumula alta de 8,26% no ano e de 31,10% em 12 meses.

Em março de 2020, o índice havia subido 1,24% e acumulava alta de 6,81% em 12 meses. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

"Todos os índices componentes do IGP-M registraram aceleração", afirmou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,98% em março contra 0,35% no mês anterior. A principal contribuição partiu do grupo transportes, que subiu de 1,45% para 3,97%. Só a gasolina passou de 4,42% em fevereiro para 11,33% em março.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 2% em março, ante 1,07% no mês anterior.

"No índice ao produtor, os aumentos recentes dos preços das matérias-primas continuam a influenciar a aceleração de bens intermediários e de bens finais. Além disso, os aumentos dos combustíveis também contribuíram para o avanço da inflação ao produtor e ao consumidor. Na construção civil, os materiais para a construção seguem em aceleração impulsionados pela alta dos preços dos insumos básicos”, disse Braz.


Fonte: Reuters

Aviso de cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais na nossa Política de privacidade