Educação

Uespi dá diploma de conclusão do curso de Medicina para concludentes sem que tenham cursado as disciplinas Pediatria e Hematologia

Publicado em: Segunda-feira, 18 de Abril de 2022, 13:21h - Por: Efrém Ribeiro
Compartilhar
Divulgação

Vinte e um concludentes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) receberam seus diplomas de médico sem que tenham cursado as disciplinas de Pediatria e Hematologia, que são  obrigatórias.

Os estudantes de Medicina da Uespi se graduaram sem cursaram as disciplinas porque a professora de Pediatria e Hematologia, Maria Aline, no início de 2021  pediu demissão para fazer doutorado na área fora do Piauí.

Os estudantes conseguiram os diplomas na Justiça porque provaram que precisavam disputar as vagas em Residência Médica para continuarem suas carreiras já que não existia perspectivas das disciplinas Pediatria e Hematologia serem oferecidas porque a Uespi não estava prevendo a realização de concurso público para novos professores.

Esdras Morais, diretor de Estágios do Centro Acadêmico do Curso de Medicina, disse que faltam professores para as disciplinas
Hematologia, Urologia, Pediatria, Geriatria, Diagnóstico por Imagens, Puericultura, Dermatologia e , Anestesiologia e, por isso,  75 alunos estão impedidos de ingressar no Internato, que são dois anos de aulas práticas e estágios.

Indagada sobre a seriedade da Uespi entregar diplomas de médico para estudantes que não cursaram as disciplinas Pediatria e Hematologia, a governadora Regina Sousa (PT) disse que a resposta deveria ser dada pelo reitor da instituição universitária.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde da Uespi, Fabiana Teixeira de Carvalho Portella, disse que as aulas presenciais seriam iniciadas nesta segunda-feira (18) e foram adiadas porque o prédio foi alagado pelas águas das chuvas e o auditório e a biblioteca foram alagados.

Livros da biblioteca foram molhados. O bibliotecário Francisco Norberto disse que o banheiro do Centro de Ciências Médicas da Uespi foi interditado porque uma porta caiu sobre ele.


Fonte: Efrém Ribeiro

Aviso de cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais na nossa Política de privacidade