Educação

Universidade Federal do Piauí aplicará 1.500 testes Covid-19 em alunos, professores e servidores

Publicado em: Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2022, 15:50h - Por: Efrém Ribeiro
Compartilhar
Reprodução

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí 1.500 testes de covid-19. Os testes foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU-UFPI) para ampliar a testagem de alunos, técnico-administrativos e professores que estarão envolvidos no retorno gradual das atividades presenciais na Universidade. A testagem será exclusiva para as pessoas que estiverem em atividades presenciais na Instituição e apresentarem sintomas, conforme o “Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais na UFPI”.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e o vice-reitor e presidente do Comitê Gestor de Crise, Viriato Campelo, entregaram os testes ao HU (Hospital Universitário)  na manhã desta sexta-feira (4). 

O HU foi representado por Maurício Giraldi, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Eleonora Parentes Sampaio, Gerente Administrativa do HU-UFPI, e José Couras da Silva Filho, Chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-UFPI. Além do HU-UFPI, os campi de Floriano, Picos e Bom Jesus irão receber os testes.

O reitor Gildásio Guedes agradeceu ao secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, e destacou que essa será mais uma ação do HU junto à UFPI. “O professor Viriato encaminhará os solicitantes, dentro das normas de segurança e exigência da ciência, observando tudo para que os nossos alunos, professores ou técnicos com sintomas possam ser testados no HU”, frisou.
Segundo o vice-reitor e presidente do CGC, a reitoria continuará empenhada em adquirir mais testes para ampliar a capacidade de testagem e garantir autonomia para a Instituição, já que tem capacidade para realização do procedimento. “A entrega dos testes está dentro das propostas da UFPI para garantir a biossegurança a todos que estão em atividades presenciais no interior da Universidade”, destacou.    

A testagem no HU será iniciada na segunda-feira (7) e vai atender à solicitação do CGC, responsável por enviar a relação de nomes de alunos e servidores que serão testados. As unidades irão solicitar a testagem aos centros de ensino e estes deverão encaminhar a relação ao CGC. O horário de funcionamento do HU para testagem será de 10h30 as 15h00. “Estamos colocando o nosso setor de laboratório a disposição da Universidade para fazer a testagem de alunos, professores e técnicos, quando houver necessidade”, informou Eleonora Parentes Sampaio, Gerente Administrativa do HU (Hospital Universitário)-UFPI.


Fonte: Efrém Ribeiro

Aviso de cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais na nossa Política de privacidade