Municípios
Estação de Tratamento de Esgoto da Agespisa de Altos não tem tratamento químico e água está contaminada e com gosto de fezes
Publicado em: Quarta-feira, 11 de Maio de 2022, 13:34h - Por: Efrém RibeiroA Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Agespisa, do Governo do Piauí, no bairro Bacurizeiro II de Altos (44 km de Teresina) não está fazendo tratamento químico das águas servidas e dejetos e está oferecendo água contaminada com cheio de fezes e provocando fortes dores de cabeça e doenças na população há três anos.
O vereador de Altos Jaifran do Povão (Cidadania) foi na manhã desta quarta-feira (11) na ETE, acompanhado da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária Municipal, e denunciou que na Lagoa de Estabilização há um crosta de fezes e dejetos.
"O mau cheiro é insuportável. Não tem nenhum tratamento químico e documentamos com imagens a situação e vamos denunciar no Ministério Público e na Câmara Municipal", declarou Jaifran do Povão.
O fiscal da Vigilância Sanitária Municipal de Altos Francisco Barreto declarou que a situação da ETE é crítica e vai exigir providências da Agespisa.
O vigilante da ETE da Agespisa Roberto Veras declarou que o mau cheiro é muito forte, é difícil suportar e a empresa de Águas e Esgotos do Piauí não usa produtos químicos na Lagoa de Estabilização.
A agricultura Inácia Pinheiro da Paz, residente no bairro Bacurizeiro II, disse que vive com dores de cabeça e fica difícil almoçar por causa do mau cheiro.
"Nós reclamamos há dez anos e a Agespisa nunca resolveu o problema", declarou Inácia Pinheiro.
"A gente bebe água com gosto de m...porque o poço de onde sai a água que a Agespisa distribui para as nossas torneira fica perto da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto. Nós fizemos abaixo-assinado, mas a Agespisa não resolve o problema", declarou a estudante Maria Viviane da Silva.
Fonte: Efrém Ribeiro